segunda-feira, 19 de abril de 2010

A práxis pedagógicas presentes e futura e os conceitos de verdade e realidade frente as crises do conhecimento científico no século XX.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.



No texto de Bonilla aborda as mudanças do mundo contemporâneo as transformações sociais, políticas, culturais e os meios técnicos - cientifico como novos recursos de comunicação para produção do conhecimento e também a posição da escola frente as transformações do sistema educacional.

Bonilla nos faz refletir sobre a práxis pedagógica da modernidade que ainda continua trabalhando na reprodução do conhecimento de forma hegemônica, fechada à exterioridade, sendo assim o aluno não estabelece uma relação com o mundo atual para construir novas formas de construção do conhecimento. Nesse sentido Bonilla propõe uma transformação profunda, para produzir novas formas de ser, pensar e de agir que estão surgindo na contemporaneidade, sugere também a presença da informação e da comunicação no sistema educacional, tornando-se instrumentos de aprendizagem e subjetivação que vão além do espaço escolar, vinculando o processo educativo junto com vários contextos que interagimos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1Owvd8tNh03S6Do79JuIoU7gE-E6STNH18KoZKyawt-EPsNbLApClwrjmoNJAAW50OxZlMFE4i4li82WMJY775nPs2aphytqW-37oxzaZGg6NI5_NJPztplEfHu5aMcrifKd69qWl_Qo/s1600-r/captionit131620I760D36.jpg